Um projeto que pretende informar e esclarecer a população de Natal sobre a parvovirose canina foi aprovado na sessão plenária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (07). Além dele, outros cinco Projetos de Lei (PLs) foram analisados em primeira discussão e a concessão de dois títulos de Cidadão Natalense foram aprovadas.
De autoria do vereador Robson Carvalho (União Brasil), o Projeto de Lei 402/2024 busca estabelecer uma campanha de conscientização e combate ao parvovírus canino, o qual é fatal para cães, sobretudo nas primeiras semanas de vida dos animais.
“É um projeto simples, porém relevante. Ele visa conscientizar e estabelecer medidas educativas para que a gente possa combater a parvovirose canina, que é um vírus altamente contagioso. Esse projeto, quando sancionado, será inserido no calendário oficial do Município, com campanhas de conscientização nas escolas, nas comunidades, com o segmento da causa animal, para que as pessoas saibam o que é, quais são os sintomas e como prevenir”, afirmou o parlamentar.
Ainda segundo Robson Carvalho, foi protocolada uma emenda junto ao plano plurianual (PPA), com a previsão de orçamento para aquisição de vacinas polivalentes, utilizadas para a prevenção da doença. “Estamos trabalhando para incluir a vacina polivalente no plano de imunização animal, que hoje só contempla a vacina antirrábica”, completou o vereador.
Entre os projetos encaminhados em primeira discussão está o PL 66/2025, de autoria do vereador Tárcio de Eudiane (União Brasil), que busca estabelecer a prioridade de contratação de artistas locais em eventos festivos realizados pela Prefeitura de Natal. De acordo com o autor, há uma demanda antiga no meio artístico natalense sobre a participação de músicos e cantores locais nas festas patrocinadas pelo município, a qual deve ser atendida com a aprovação dessa matéria.
“Sempre houve um questionamento da classe artística sobre o número excessivo de músicos e cantores que vêm de fora para os eventos em Natal, quando nós temos inúmeros talentos na nossa cidade. Esse projeto é importante, pois ele define uma cota de 50% de artistas locais, justamente para valorizar os artistas da nossa terra. Sem mencionar que, o investimento fica em nossa cidade, pois gera emprego e renda para as pessoas daqui”, argumentou Tárcio de Eudiane.
Texto: Cleber Femina
Fotos: Francisco de Assis