A Câmara Municipal de Natal entregou, nesta terça-feira (02), o Título de Cidadão Natalense ao farmacêutico e acadêmico Tarcísio José Palhano pelos seus relevantes serviços prestados à capital potiguar. Proposto pelo presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (PP), o ato solene contou com a participação de familiares e amigos do homenageado.
Natural da cidade de São José do Mipibu (RN), Tarcísio Palhano se formou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1977) e se especializou em Farmácia Clínica pela Universidad de Chile (1978). Em 1979, implantou no Hospital das Clínicas, atual Hospital Universitário Onofre Lopes, o primeiro serviço de Farmácia Clínica e o primeiro Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) do Brasil, constituindo marcos pioneiros na consolidação da assistência farmacêutica em âmbito nacional. É o atual vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC).
"Como parlamentares eleitos pelo povo de Natal, temos o dever de celebrar personalidades que desempenham papel crucial na melhoria do bem estar coletivo. Portanto, Tarcísio Palhano agora é Cidadão Natalense, em reconhecimento a contribuição para o desenvolvimento social, cultural e cientifico e pela missão em defender e servir a profissão farmacêutica. Com isso, a nossa capital ganha mais um filho ilustre", comemorou o presidente Eriko Jácome.
Representando o Conselho Federal de Farmácia, o conselheiro suplente Jairo Sotero afirmou que o homenageado da noite é um ícone da Farmácia no Brasil, responsável pela implantação da farmácia clínica no Brasil. "Estamos homenageando hoje um homem que é assessor do Conselho Federal de Farmácia para diversas temáticas, sendo por muito tempo o farmacêutico que participava de programas da Rede Globo. Também é um excelente professor, do qual eu tive a honra de ser aluno, na Universidade Federal do Rio de Janeiro".
O bispo emérito da Diocese de Petrolina, Dom Francisco Canindé Palhano, é irmão do homenageado e falou em nome da família. "Certamente é uma homenagem mais do que justa e merecida, pelo empenho dele em trabalhar pela ciência para que a Farmácia não seja apenas um título ou um lugar, mas seja verdadeiramente uma instituição, empresa ou produtora de medicamentos que vá além. É muito importante quando a Medicina e a Farmácia se encontram, porque dessa parceria saem frutos preciosos para a sociedade".
"Praticamente toda minha formação escolar e acadêmica foi realizada aqui, viajando todo o dia de ônibus de São José para Natal, inclusive numa época que não existia a moderna e larga BR 101. Então eu criei muito vínculo com esta cidade. Depois que me formei, saí e fui estudar fora. Todavia, nunca perdi minha ligação com este chão no qual construí minha trajetória profissional, formei minha família e conquistei amigos para a vida toda. Quero registrar meus sinceros agradecimentos ao Legislativo natalense por esta honraria", declarou Tarcísio.
Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo