A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização (CFOCF) teve uma pauta extensa na reunião desta quarta-feira (01). Ao todo, 21 projetos foram distribuídos para relatoria e 47 pareceres foram analisados. Para o presidente da Comissão, vereador Robson Carvalho (União Brasil), estar com a agenda em dia é o objetivo do grupo. “Hoje nós zeramos a pauta novamente, o que significa dizer que nós estamos aqui para trabalhar pela população natalense na Câmara Municipal do Natal, seja nas sessões ordinárias, nas reuniões de comissões. Estamos aqui para produzir”, afirmou o parlamentar.
Entre as matérias aprovadas na CFOCF está o Projeto de Lei 268/2025, de autoria do vereador Subtenente Eliabe (PL), o qual versa sobre o envio de alertas à população sobre a ocorrência de pontos de alagamentos, deslizamentos, desastres naturais e similares no município de Natal por meio do aplicativo “Natal Digital”.
“Nós estamos com esse projeto de lei para que os alertas de desastres, alagamentos, dentre outros, sejam inseridos nesse aplicativo, para que a população possa ter um mecanismo de prevenção ao seu alcance. O aplicativo já existe, porém ele não tem essas opções. Então, a gente está fazendo esse ajuste e acreditamos que vai ser relevante para a população na cidade do Natal”, explicou o Subtenente Eliabe.
Dentro do campo da educação, a Comissão de Finanças aprovou o Projeto de Lei 330/2025, de proposição do vereador Daniell Rendall (Republicanos), o qual busca estabelecer a Semana Municipal de Educação e Inteligência Artificial nas escolas públicas de Natal. De acordo com o parlamentar, o PL tem a meta de promover o conhecimento, a inovação e o uso pedagógico da inteligência artificial no ambiente educacional.
“Não tem como falar educação hoje sem estar alinhado à inteligência artificial também. Já existe um núcleo de tecnologia educacional no município de Natal que tem funcionado muito bem com a robótica, e eles estão também trabalhando agora a parte da inteligência artificial. Então, é importante essa Semana para que toda a parte pedagógica da Secretaria de Educação do Município, os fluxos educacionais, os fluxos pedagógicos, eles funcionem bem nessa semana, para a gente visualizar o quão é importante hoje estar alinhado”, declarou o autor do projeto.
Texto: Cleber Femina
Fotos: Otávio Augusto