A reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação (CECCTI) realizada nesta terça-feira (30), trouxe 16 projetos para designar relatores e analisou os pareceres de outros oito, os quais avançaram todos. Entre estes, Projetos de Lei (PL) envolvendo músicos natalenses, fornecimento de internet em hospitais públicos e a inclusão de passeios turísticos nas escolas públicas ganharam destaque nas falas dos vereadores.
Com autoria do vereador Tárcio de Eudiane (União Brasil), e relatoria do vice-presidente da CECCTI, Daniell Rendall (Republicanos), o Projeto de Lei 66/2025 visa priorizar a contratação de músicos e artistas locais na programação de eventos patrocinados pela Prefeitura Municipal de Natal.
De acordo com a vereadora Samanda Alves (PT), membro da CECCTI e que também pediu subscrição ao PL 66/2025, a iniciativa valoriza o artista natalense. “A gente tem visto vários eventos de grande porte sendo realizados, mas sem a presença de artistas locais. Então, ao tempo que a gente subscreve o projeto, parabeniza pela iniciativa, a gente faz um apelo também para a gestão municipal para que, no próximo grande evento, e eu espero que seja agora o do Natal em Natal, não esqueça de priorizar a participação dos artistas de Natal, com cachês bons inclusive”, salientou a vereadora.
Também foi aprovado na Comissão o Projeto de Lei 681/2024, de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), o qual busca garantir o fornecimento de sinal de internet sem fio (wi-fi) com acesso gratuito, para os usuários dos hospitais ou das unidades básicas de saúde da rede municipal que estiverem em atendimento, em acompanhamento ou em espera. De acordo com o vereador Daniell Rendall, “o projeto vem para beneficiar as pessoas que, por qualquer motivo, não tenham seus dados móveis disponíveis, e que precisem estar em contato direto com familiares”.
O PL 522/2024, de autoria do vereador Chagas Catarino (União Brasil), foi igualmente aprovado pela CECCTI. Ele aborda a inclusão de passeios turísticos para as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Natal. “Esses passeios turísticos já fazem parte hoje da educação. Eu costumo sempre bater nessa tecla. A educação não pode só mais ser dentro de sala de aula, porque o mundo está muito atrativo. A gente precisa de alternativas que chamem o aluno, e o passeio turístico é muito atrativo. Ele se encanta, ele pode conhecer um pouco da nossa cultura”, declarou o vice-presidente da Comissão, vereador Daniell Rendall.
Texto: Cleber Femina
Fotos: Otávio Augusto