A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quinta-feira (25), uma Sessão Solene em homenagem aos profissionais dedicados à saúde mental, por proposição do vereador Cláudio Custódio (PP). O evento fez parte da programação do Setembro Amarelo e reconheceu o trabalho de 21 homenageados, entre psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bombeiros que atuam em resgates e salvamentos em tentativas de suicídio, além de membros do Ministério Público e orientadores educacionais que trabalham na prevenção e tratamento de tabagismo, alcoolismo e outras drogas.
O vereador Cláudio Custódio destacou que a saúde mental enfrenta uma carência histórica no município e que os homenageados representam tanto a rede pública quanto a privada, estando na linha de frente no atendimento à população e também na denúncia das deficiências do sistema. Ele lembrou ainda que a solenidade acontece após uma audiência pública realizada recentemente sobre o tema, reforçando a importância de manter o debate e a busca por melhorias.
Entre os homenageados, o psiquiatra Filipe Teodoro Gurgel de Oliveira ressaltou que a demanda por atendimento na rede de saúde mental de Natal é crescente. Ele relatou que esse é um dos efeitos do rápido avanço tecnológico que afetou os relacionamentos interpessoais e, consequentemente, a saúde mental das pesssoas.
Já a psicóloga Milla Rafaela Marinho Gonçalves de Oliveira destacou os impactos da pandemia e alertou para o aumento preocupante nos indicadores: de acordo com o Ministério da Saúde, em 2023 houve 29% de crescimento nos casos de automutilação e 6% de aumento nos casos de suicídio no Brasil. Ela frisou ainda que os adolescentes entre 14 e 24 anos foram os mais afetados, mas que os idosos continuam entre os grupos mais vulneráveis.
O vereador Daniel Santiago (PP), que também participou da solenidade, reforçou que os profissionais da saúde mental são muitas vezes invisíveis, já que trabalham de forma silenciosa, mas exercem um papel essencial na vida das pessoas. “Hoje é um dia de valorização e respeito a quem luta todos os dias em favor da nossa saúde mental e da nossa qualidade de vida”, declarou.
Outro homenageado foi o enfermeiro Luís Fernando Pires dos Santos, com 15 anos de serviço público em Natal. Pioneiro na implantação do primeiro CAPS AD 24h do Brasil, ele atualmente atua no Ambulatório Municipal Travesti e Transexual e como auditor em saúde da SMS Natal. “A saúde mental em Natal vem passando por transformações, mas ainda há muito a avançar. Tivemos um incremento de mais de 40% na procura pela rede após a pandemia. É preciso melhorar o aporte de profissionais, abrir mais serviços e garantir acesso em todos os distritos sanitários. Por outro lado, temos ganhos importantes com a desinstitucionalização, retirando pessoas que estavam internadas há décadas em hospitais psiquiátricos e trazendo-as para serviços substitutivos mais humanos. Ser homenageado hoje é muito emocionante, porque reconhece a luta de profissionais que há anos se dedicam à reforma psiquiátrica e ao cuidado em liberdade”, disse.
A sessão solene reforçou a mensagem central do Setembro Amarelo: a importância de falar sobre saúde mental, prevenir o suicídio e garantir mais reconhecimento e estrutura para os profissionais que atuam diariamente na linha de frente desse cuidado..
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo