A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (10), uma sessão solene em homenagem ao Setembro Cidadão, por proposição do vereador Léo Souza (Republicanos). A cerimônia reconheceu os idealizadores da campanha, o juiz aposentado Jarbas Bezerra e a servidora pública Lígia Limeira, pela contribuição na promoção da educação para a cidadania e no fortalecimento da participação social no Rio Grande do Norte.
O vereador propsitor da sessão destacou o papel pioneiro da lei que fez de Natal a capital da cidadania. “Há dez anos Natal se torna a capital da cidadania, e isso é algo muito importante, principalmente no período que a gente vem atravessando como sociedade. Hoje temos a oportunidade de abrir o parlamento para homenagear, prestar e render homenagens a quem muito contribuiu com este tema para a nossa cidade e, claro, para o nosso país. É um motivo de muito orgulho para a Câmara de Natal”, justificou.
A homenageada Lígia Limeira ressaltou a realização de ver o projeto consolidado. “Eu me sinto realizada. Foi um projeto lindo, que já conta com 11 anos da Lei Estadual e, aqui em Natal, a Lei 6.536 de 2015, que coloca o Rio Grande do Norte e a capital num cenário protagonista de cidadania. Setembro Cidadão é um mês para reavivar esse sentimento e para que a gente se conscientize de que é somente por esse meio que temos condição de resgatar as relações humanas e melhorar o meio em que vivemos. Depois da Covid, o envolvimento das escolas voltou com muita força, e temos muitos testemunhos de professores, alunos e pais. É um orgulho estar aqui nesse dia”, comemorou.
Jarbas Bezerra, juiz por 34 anos no Rio Grande do Norte, atualmente advogado e consultor jurídico, afirmou que o reconhecimento vai além de uma homenagem pessoal. “Eu fico muito lisonjeado, mas acho que quem ganha com isso é o povo. A cidade de Natal, por ter uma lei dessa estirpe, também ganhou, já que hoje, 10 de setembro, é o Dia Estadual da Educação Cidadã. Quando tivemos essa ideia, não era para que se lembrassem de Jarbas Bezerra e Lígia Limeira, e sim do povo do Rio Grande do Norte, que precisa dessa educação cidadã. O futuro eu vejo com bons olhos", afirmou. "Nossa ideia é incluir a educação cidadã desde o ensino infantil até o universitário, de forma multidisciplinar em todas as disciplinas currilares, porque cidadania dialoga com tudo, da sustentabilidade à educação financeira”, completou.
O ex-vereador e atual secretário da Prefeitura, Raniere Barbosa, lembrou que foi o autor da lei que tornou Natal a capital da cidadania em 2015. “A Câmara também é a Câmara cidadã. Quando fizemos a Lei nº 6.536 de 2015 e depois ampliamos com outras iniciativas, deixamos uma semente e um legado. Foi essa lei que tornou Natal a capital da cidadania, e hoje reforça a responsabilidade da Câmara nesse papel”, pontuou.
O deputado estadual Neilton Diógenes, representando a Assembleia Legislativa, destacou a importância da iniciativa. “Não resta dúvida que a Câmara de Natal está de parabéns por uma lei que proporciona homenagear cidadãos e cidadãs que fazem a diferença na nossa sociedade. Fico feliz que, representando o parlamento estadual aqui hoje, possamos contemplar essas pessoas e despertar em toda a população de Natal a importância de desenvolver algo que proporcione mudança de vida e qualidade de vida”, disse.
A solenidade também contou com a participação do vereador Irapoã Nóbrega (Republicanos) e consolidou mais um capítulo da história do Setembro Cidadão, iniciativa que transformou o Natal e Rio Grande do Norte em referência nacional na educação para a cidadania.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo