Em alusão ao outubro prateado, mês que exalta o envelhecimento saudável, a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quinta-feira (23), a sessão solene de entrega da Comenda Amigo da Pessoa Idosa, uma homenagem proposta pelo vereador Irapoã Nóbrega (Republicanos). A solenidade reconheceu 11 pessoas pela contribuição ao bem-estar da população idosa da capital, entre elas fundadores e dirigentes de instituições de longa permanência, assistentes sociais, gerontólogos, advogados e voluntários.
O propositor destacou a importância de valorizar o envelhecimento saudável. “Envelhecer é uma dádiva. Toda experiência acumulada é valiosa para a sociedade, para Natal, e merece reconhecimento”, afirmou Irapoã.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social e primeira-dama de Natal, Nina Souza, homenageada na solenidade, destacou os avanços na rede de proteção à pessoa idosa. “O cuidado com o idoso é algo extremamente significativo. Hoje a assistência de Natal atende mais de cinco mil idosos e estamos ampliando os serviços. O idoso precisa ser pauta primordial em qualquer gestão”, afirmou.
Presidente da Frente Parlamentar da Pessoa Idosa na CMN, o vereador Tony Henrique, destacou a relevância do reconhecimento promovido pelo Legislativo. “É gratificante ver a Câmara homenageando quem labuta diariamente por essa causa. É uma forma de dar visibilidade e respeito a quem faz a diferença na vida da pessoa idosa”, declarou.
Entre os homenageados, Maria Célia da Silva Costa, assistente social do Instituto Juvino Barreto, expressou gratidão pelo reconhecimento. “Estou há 29 anos na instituição, 16 deles como assistente social, e essa homenagem representa o reconhecimento de um trabalho duro, delicado e amoroso com a pessoa idosa todos os dias”, declarou.
Também agraciada, Maria do Socorro Melo, representante do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, ressaltou o valor das ações de educação e conscientização desenvolvidas pelo grupo. “A gente faz palestras nas escolas, blitz educativas em empresas e distribui livros para instituições. Tudo isso para garantir o direito e a dignidade da pessoa idosa. Essa comenda nos impulsiona a seguir nesse trabalho com mais responsabilidade e afeto”, destacou.
A secretária municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência, Luciana Oliveira, falou sobre a importância de reconhecer quem se dedica a esse cuidado. “Nossa população está envelhecendo, e isso é uma boa notícia. Precisamos fomentar políticas públicas e fortalecer o olhar da sociedade para esse público tão importante, que já se doou tanto”, ressaltou.
Também participaram da solenidade os vereadores Cleiton da Policlínica (PSDB), Léo Souza (Republicanos), Pedro Henrique (PP) e Subtenente Eliabe (PL). Compôs a mesa dos trabalhos o deputado estadual Adjuto Dias, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo