A Campanha Setembro Dourado foi o tema de uma audiência pública da Comissão de Saúde, Direitos dos Animais, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal. Durante o encontro, nesta segunda-feira (01), representantes de instituições empenhadas na promoção da saúde das crianças e adolescentes ressaltaram a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer. A vereadora Camila Araújo (União Brasil) e os vereadores Luciano Nascimento (PSD) e Cláudio Custódio (PP) mediaram o debate.
Este mês é marcado no calendário em tons de ouro com a campanha Setembro Dourado, mobilização criada para chamar a atenção, por meio de ações preventivas e educativas, para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. A data tem como foco buscar por políticas públicas em prol do Diagnóstico Precoce, principal aliado no combate ao câncer infantil.
O câncer tem cura e cerca de 80% das crianças e adolescentes em países desenvolvidos e 70% nos países em desenvolvimento, se diagnosticados precocemente, podem ser curados e ter qualidade de vida no futuro (dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA).
De acordo com a presidente da Comissão de Saúde, vereadora Camila Araújo, a audiência ajudou a levar ao conhecimento público o Setembro Dourado. "O objetivo é aumentar a atenção à saúde da criança, focando na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, com grandes chances de cura. A iniciativa envolve a colaboração de instituições, da Prefeitura, do Poder Legislativo e a atenção básica à saúde. Todos juntos para garantir a vida e a cura, evitando óbitos", afirmou.
A médica oncologista pediátrica Annick Beaugrand, que representou a Liga Contra o Câncer, disse que a falta de conhecimento sobre a possibilidade de câncer nessa faixa etária é um obstáculo, pois as pessoas geralmente não associam a doença à infância. "O diagnóstico precoce oferece maior chance de cura, terapias mais eficazes e menos sequelas, permitindo que a criança tenha uma vida mais próxima do normal. A mensagem destaca a importância de envolver toda a sociedade no reconhecimento dos sinais da doença, como professores, farmacêuticos e outros, para facilitar a identificação e o encaminhamento para tratamento".
O diretor-presidenet da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Rilder Campos, considera que o principal problema é o diagnóstico tardio. "Apesar de bons hospitais, equipes competentes e tratamentos avançados, a demora no diagnóstico dificulta demais a abordagem da doença, o que leva a sequelas e óbitos. A campanha busca a conscientização da sociedade para promover a rapidez do diagnóstico, para termos procedimentos menos invasivos e mais eficazes, beneficiando a todos".
Por fim, a assistente social do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-RN), Jussara Almeida, destacou que a iniciativa do Legislativo natalense anuncia o início da Campanha Setembro Dourado, focada no diagnóstico precoce do câncer entre crianças e adolescentes. "Precisamos frisar a importância da atenção dos profissionais de saúde e da população em geral (pais, avós, tios, professores) aos sinais da doença, além do papel crucial das casas de apoio, como a Casa Durval Paiva, que oferece suporte às famílias que precisam se deslocar do interior para o tratamento na capital. A campanha insiste na mesma tecla: o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, inclusive sem sequelas. Em tempo, aproveito para agradecer a Comissão de Saúde da Câmara de Natal por somar conosco nesta luta", concluiu.
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior