A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quinta-feira (14), uma sessão solene em homenagem aos 30 anos da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, por proposição do vereador Tércio Tinoco (União Brasil). A cerimônia celebrou a trajetória de acolhimento e transformação da instituição que, há três décadas, atua em defesa da vida de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas.
Durante a sessão, foram conferidas 11 homenagens a profissionais, instituições e empresas que contribuíram de forma significativa com a missão da Casa ao longo dos anos. O reconhecimento a essses destacou o papel coletivo na construção de uma rede de cuidado que vai além da saúde: abrange educação, assistência social, dignidade e esperança.
Amor que virou missão
A Casa foi fundada em 1995 por Rilder Campos e Daniela Paiva, após o diagnóstico do filho, Fernando Campos, com retinoblastoma, um tipo raro de câncer nos olhos. “Fernando é o combustível da nossa vida. Ele nos move a fazer mais. Às vezes penso que poderíamos ter feito ainda mais, mas é uma responsabilidade que precisamos dividir com toda a sociedade. Precisamos garantir que essas crianças cheguem ao tratamento no tempo certo. Porque a moeda aqui é a vida”, declarou Rilder.
Ele também alertou para a importância do diagnóstico precoce e da mobilização social, diante do número crescente de mortes evitáveis. “Só no último mês, perdemos oito crianças. Isso não pode ser naturalizado. O câncer infantil tem mais de 80% de chance de cura quando diagnosticado a tempo”, protestou.
A cofundadora e vice-presidente da Casa, Daniela Paiva, mãe de Fernando, relembrou os primeiros passos da Casa e se emocionou ao receber a homenagem:
“Começamos tão pequenos. Oferecíamos abrigo e alimentação. Depois, vimos que essas crianças precisavam de muito mais: escola, dentista, dignidade. Hoje, além de tudo isso, ainda construímos casas para famílias em situação de vulnerabilidade. A missão da Casa é oferecer qualidade de vida. Tenho uma gratidão enorme por estar aqui hoje, completando 30 anos dessa história. Dedico essa homenagem ao meu filho Fernando e a todas as crianças que passaram por nossa Casa”, testemunhou.
O propositor da sessão solene, vereador Tércio Tinoco, também foi homenageado pela própria Casa em reconhecimento ao seu apoio contínuo. “Tenho muito orgulho de prestar essa homenagem à Casa Durval Paiva. São mais de 2 mil crianças atendidas, com acolhimento às famílias e um trabalho feito com amor. Imaginem se a Casa não existisse? Onde estariam essas crianças? Ser homenageado também me emociona. É o reconhecimento de um trabalho sério, comprometido com as causas sociais e com o terceiro setor da nossa cidade”, afirmou.
O superintendente adjunto da Liga Norte-Riograndense contra o Câncer, Dr. Ivo Barreto de Medeiros, um dos homenageados, reforçou a importância da parceria com a Casa. “A Casa faz um trabalho complementar ao tratamento: acolhe, cuida, educa. E eu vi de perto essa parceria crescer desde os primeiros leitos pediátricos de oncologia que fundamos no Hospital Luiz Antônio. Hoje, a Casa é essencial”, atestou.
Também foram homenageados o deputado estadual Adjuto Dias; o procurador regional do Trabalho, Xisto Tiago, e o fotógrafo Humberto Lopes; as empresas Pura Polpa e Uniodonto, e as TVs Band, Assembleia e Câmara
A solenidade contou com a presença dos vereadores Pedro Henrique; da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, e da secretária adjunta estadual de Saúde, Leidiane Fernandes de Queiroz.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo