A primeira visita de fiscalização do segundo semestre da Comissão de Saúde, Direitos dos Animais, Previdência e Assistência Social foi na UPA Cidade Satélite. Na ocasião, o colegiado da Câmara Municipal de Natal viu de perto, nesta segunda-feira (11), o trabalho dos servidores e o funcionamento da estrutura física da instituição. Participaram do encontro, a vereadora Camila Araújo (União Brasil) e os vereadores Luciano Nascimento (PSD), Cleiton da Policlínica (PSDB), Herberth Sena (PV), Cláudio Custódio (PP) e João Batista Torres(DC).
Em média, a unidade realiza 9 mil atendimentos por mês, oferecendo atendimento clínico e pediátrico todos os dias, além de cardiologia e psiquiatria nas terças e quintas-feiras. De acordo com a gestão, a equipe médica está completa, mas existe déficit de profissionais nas áreas de enfermagem, farmácia e laboratório, o que compromete a celeridade dos serviços ofertados à população.
O diretor da UPA Cidade Satélite, Marcílio Xavier, sugeriu ações aos parlamentares. "Temos muitos pacientes internados e a necessidade do monitoramento através de exames laboratoriais e de imagem. Então, seria interessante dispor de Uber Moto para levar os hemoderivados, trazer bolsas de sangue, entre outros, a fim de agilizar o processo, tendo em vista que a gente tem apenas um carro administrativo para fazer todas essas demandas. Uma ambulância exclusiva para levar o paciente para uma consulta ou realização de exames também ajudaria bastante".
A presidente da Comissão de Saúde, vereadora Camila Araújo, disse que o equipamento possui boa estrutura, mas o atendimento precisa ser aprimorado, especialmente em relação às internações prolongadas e pacientes de outros municípios, que sobrecarregam o serviço. "A falta de hospitais de retaguarda e a dificuldade do sistema de regulação agravam a situação. Dito isso, este colegiado vai trabalhar em conjunto com as secretarias municipais para atender às necessidades, incluindo a disponibilização de ambulância fixa e um laboratório mais equipado", pontuou.
Já o vereador Herberth Sena apontou desafios como falta de pessoal, problemas estruturais e carência de equipamentos, apesar de reconhecer o bom trabalho da equipe e da gestão. "Mesmo com as dificuldades e reclamações dos usuários acerca do tempo de espera para os atendimentos, a UPA oferece serviços de qualidade na região. O objetivo é melhorar os serviços e garantir a satisfação da população".
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior