A Câmara Municipal de Natal instalou, nesta segunda-feira (26), a Comissão de Segurança Pública e Defesa Social. A criação do colegiado foi oficializada no Diário Oficial do Município no último dia 20 de maio e tem como objetivo discutir, propor e acompanhar ações voltadas à segurança na capital potiguar.
A comissão é composta pelos vereadores Subtenente Eliabe Marques (PL), que assume a presidência; Anne Lagartixa (Solidariedade), como vice-presidente; além de Matheus Faustino (União), Robson Carvalho (União) e Camila Araújo (União). As reuniões ordinárias acontecerão mensalmente, com possibilidade de encontros extraordinários e atividades administrativas sempre que necessário.
Durante a primeira reunião, o presidente Subtenente Eliabe destacou as atribuições da comissão, que incluem monitorar a execução de planos e projetos relacionados à segurança e ordem pública, investigar denúncias, realizar estudos sobre os impactos da violência urbana, bem como sugerir soluções e aprimoramentos nas políticas já implementadas.
“Nosso papel será acompanhar de perto todas as questões de segurança pública no município. A comissão também vai dialogar com as secretarias municipais para viabilizar medidas de infraestrutura que possam contribuir, mesmo que de forma indireta, para a segurança, além de fortalecer ações como as da Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha e a segurança nas escolas”, explicou Eliabe.
A vice-presidente Anne Lagartixa ressaltou a importância do colegiado, especialmente diante do aumento dos índices de violência na cidade. “Essa comissão representa um avanço necessário. Precisamos reforçar a parceria entre o Legislativo, o Executivo, as forças policiais e a sociedade civil. Estamos comprometidos em sentar, conversar e lutar por melhorias para nossa cidade, não só com a Guarda Municipal, mas também junto às polícias Militar e Civil”, afirmou.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis