A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quinta-feira (22), uma sessão solene em homenagem à Expoeduc, o maior congresso educacional do Norte-Nordeste. Proposta pelo vereador Cláudio Custódio (PP), professor e presidente da Comissão de Educação da Casa.
A solenidade reuniu educadores, representantes institucionais e autoridades ligadas à organização da Expoeduc, que neste ano chegará à sua sexta edição, com expectativa de receber sete mil pessoas por dia.
Durante a sessão solene, foram homenageadas personalidades e instituições que apoiam o evento, como o Sebrae, o Banco do Nordeste, a Fecomércio, a Unimed Natal, além das secretarias municipal e estadual de Educação.
O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, destacou o impacto do congresso na formação de professores e no desenvolvimento da cidade: “Receber essa homenagem neste evento tão pujante nos honra. A Expoeduc fomenta a economia da cidade e promove uma educação mais inclusiva e qualificada”, afirmou.
Já a vice-prefeita Joana Guerra ressaltou o investimento do município em iniciativas que valorizam os professores: “Hoje entregamos livros de Português e Matemática, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, que visam combater a evasão escolar e reduzir a distorção série-idade. São ações que fazem a diferença para termos alunos qualificados e professores valorizados”, contou.
Para Crislan Viana, idealizador e CEO da Expoeduc, a homenagem foi um momento de emoção e reconhecimento: “Trabalhar pela educação não é fácil. Muitas vezes, é desacreditado. Mas ver esse projeto, que começou como um rascunho no caderno, hoje ser reconhecido pela Câmara Municipal de Natal e por todo o país, é uma alegria imensa. A Expoeduc é potiguar, é da nossa terra”, comemorou.
O diretor da ExpoEduc, Bruno Félix, também reforçou a importância do congresso: “A ExpoEduc transforma vidas. Quando um professor se capacita, ele impacta dezenas de alunos. O evento é construído com responsabilidade e temático com base em estudos de conteúdo. E o retorno que temos dos educadores mostra que estamos no caminho certo”, assegurou.
Para a diretora do Colégio Eficaz, há 35 anos funcionando no Bom Pastor, Maria Dantas de Almeida Neta, a Expoeduc representa um momento aguardado com entusiasmo por toda a equipe pedagógica. “Levo todos os meus 60 professores, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. É um clima maravilhoso na escola. Eles se preparam como se fosse uma grande festa”, comentou.
O vereador Cláudio Custódio, proponente da homenagem, destacou a relevância do evento tanto para o desenvolvimento da educação quanto para a autoestima da categoria docente: “A comunidade de professores vive em festa no período da Expoeduc. Ao assumir o mandato, foi natural prestar essa justa homenagem. Natal hoje é referência nacional em formação de professores, e o evento é a ponta de lança na mudança do cenário educacional da nossa cidade”, disse.
Também participaram da solenidade os vereadores Daniel Rendall, Irapoã Nóbrega e Klebe Fernandes, todos do Republicanos, e a reitora da Unifacex, Candysse Medeiros de Figueiredo.
Criada em 2017 pelo empresário Crislan Viana, a Expoeduc consolidou-se como uma das maiores iniciativas de formação de professores do país, atraindo educadores de todo o Brasil.
A edição 2025 será de 24 a 26 de julho, no Centro de Convenções de Natal e traz o tema “On ou Off: de que lado a escola deve estar?”, discutindo os impactos das tecnologias digitais na educação.
A ExpoEduc 2025 deverá reunir gestores, professores, educadores e especialistas em uma programação intensa de palestras, painéis e atividades formativas. A entrada é gratuita para professores da rede pública, mediante inscrição prévia.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo