28/07/2020 Projeto que unifica rede de urgência da saúde é apresentado na Câmara

Em reunião nesta terça-feira (28), o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT), recebeu representantes do Sindicato do Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), que apresentaram um projeto de lei para unificar as gratificações dos profissionais médicos da rede de urgência e emergência da cidade, solicitando atenção da Câmara para quando a matéria for encaminhada pelo Executivo.

"Eles querem incluir as gratificações como ocorreu com os médicos do SAMU. São 51 médicos das maternidades Leide Morais e Araken Pinto, que devem ser enquadrados no serviço de urgência e emergência do município com esse projeto que, uma vez chegando aqui, poderemos debater e apreciar com agilidade, visto o curto tempo para ser votado", pontuou Paulinho Freire. O vereador Preto Aquino (PSD) também participou da reunião.

De acordo com o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, o projeto está em análise no Executivo e visa criar, dentro do organograma do município, a rede de urgência e emergência a ser constituída pelo Hospital Municipal, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), as maternidades e unidades que funcionem 24 horas.

"Já estivemos conversando com o secretário de saúde e chegamos a um projeto que unifica as gratificações dessa rede, ou seja, ao invés de gratificação por setor, seria uma única, trazendo paridade aos profissionais", explicou Geraldo Ferreira. A expectativa dos médicos é de que o projeto possa ser enviado à Câmara ainda nesta semana para ser votado até o próximo dia 14 de agosto.

Texto: Cláudio Oliveira