A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (31), sessão solene em homenagem aos 90 anos da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ASSPMBM-RN). De proposição do vereador Subtenente Eliabe, a solenidade homenageou 23 militares e civis, em reconhecimento à contribuição para o fortalecimento da entidade e da segurança pública no estado.
O propositor da sessão destacou a trajetória histórica da Associação e o papel desempenhado ao longo de nove décadas. “A associação chega aos 90 anos como uma das mais antigas do Brasil e com uma história marcada pela luta em defesa dos direitos e da dignidade dos militares estaduais”, afirmou. Segundo ele, a entidade consolidou-se como referência na representação da categoria. “É uma instituição que congrega os militares e que tem uma trajetória de lutas e conquistas, não apenas para os policiais e suas famílias, mas também em defesa de uma segurança pública melhor para a população”, destacou.
A presidente da ASSPMBM-RN, Márcia Carvalho, ressaltou a importância do reconhecimento público à atuação da entidade. “É um reconhecimento social, externo, que muitas vezes não temos no dia a dia. É importante que a Câmara oportunize esse espaço para que possamos apresentar a nossa história e mostrar que somos uma instituição com papel relevante na sociedade”, afirmou. Atualmente, a Associação conta com 1.027 associados, entre militares da ativa, da reserva e pensionistas.
Entre os homenageados, o cabo Clemente, presidente eleito da Associação dos Militares Estaduais, destacou a importância da representatividade das entidades para o fortalecimento da categoria. “As associações tem um papel fundamental, porque reúnem diferentes segmentos e se torna uma representação mais forte, capaz de defender os interesses dos militares”, afirmou.
Entre os civis homenageados, o advogado Lailson Vieira de Medeiros, que atua há 19 anos na equipe jurídica da ASSPMBM-RN, ressaltou a evolução da estrutura de atendimento. “A associação tem avançado na defesa dos policiais militares e ampliado seus serviços. Hoje contamos com um corpo de advogados fortalecido, o que garante suporte legal aos associados”, disse. Ele agradeceu a homenagem e a oportunidade de reconhecimento do trabalho realizado em prol dos militares e famílias.
Fundada em 12 de março de 1936, a ASSPMBM-RN consolidou-se como uma das principais entidades representativas das forças de segurança no estado. Reconhecida como de utilidade pública estadual desde 1949 e municipal desde 1979, a instituição atua na defesa dos direitos, da valorização profissional e da dignidade dos militares, representando policiais da ativa, da reserva e pensionistas. Ao longo de sua trajetória, tem contribuído para o fortalecimento das instituições militares e para a melhoria das condições de trabalho da categoria.
O deputado estadual Coronel Azevedo e o deputado federal Sargento Gonçalves compuseram a mesa dos trabalhos e foram homenageados. Também participaram da sessão solene, o vereador Tony Henrique (PL) e o coronel Eduardo Palácio, representando o Comando da Polícia Militar.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo