A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (28), sessão solene em comemoração ao aniversário da Reforma Protestante e para entrega da Comenda Martinho Lutero, homenagem destinada a pastores, missionários e membros de congregações evangélicas com serviços prestados para evangelização, ações sociais e promoção da cultura cristã na capital potiguar.
O presidente da Câmara, vereador Ériko Jácome, afirmou que a Casa “abriu as portas para homenagear pessoas que têm relevantes serviços no segmento evangélico da cidade, valorizando o papel das igrejas no acolhimento, na fé e na transformação de vidas”.
A vereadora Camila Araújo destacou o significado histórico e espiritual da data: afirmou que 31 de outubro “marca a Reforma Protestante no século XVI, quando Martinho Lutero protestou contra práticas que não estavam de acordo com os preceitos bíblicos”. Ela ressaltou que a homenagem tem como propósito reconhecer o legado do movimento e valorizar “irmãos e irmãs em Cristo que levam a mensagem do Evangelho de Jesus, fortalecendo a fé e o compromisso social das igrejas evangélicas na cidade”.
Ao todo, foram entregues 27 comendas a pastores e membros de diferentes denominações evangélicas, como as Igrejas Assembleia de Deus, Presbiteriana e Batista.
Entre os homenageados, o reverendo Ítalo Reis Dantas, presbítero da Igreja Presbiteriana de Natal, a primeira igreja evangélica da cidade, celebrou o reconhecimento como uma homenagem à trajetória da instituição, que completa 130 anos. Ele lembrou figuras ilustres ligadas à história da igreja, como o ex-presidente Café Filho, e afirmou que “essa homenagem é um reconhecimento do legado de contribuições da Igreja Presbiteriana à cidade de Natal”.
O pastor José Cazuza da Silva se declarou “feliz e grato” por receber a comenda que ostenta o nome de Martinho Lutero, a quem chamou de “o primeiro grande protestante, que abriu o espaço para que o Evangelho crescesse e alcançasse mais pessoas”. Já Francisco Marcos Heráclito do Rego Júnior, membro da Assembleia de Deus em Cidade Satélite, disse que recebeu a comenda “com alegria e humildade, entendendo que anunciar o evangelho é uma missão e não uma busca por mérito pessoal”.
A Comenda Martinho Lutero foi instituída na Câmara Municipal de Natal como uma forma de valorizar líderes e instituições religiosas, que contribuem para o bem-estar coletivo, por meio de ações culturais, espirituais e sociais inspiradas nos princípios da Reforma Protestante.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo