A Câmara Municipal de Natal promoveu nesta terça-feira (07), por iniciativa do vereador Tércio Tinoco (União Brasil), uma sessão solene em celebração ao Dia Internacional do Farmacêutico, reunindo autoridades, servidores da saúde e representantes da categoria para reconhecer o trabalho dos profissionais que fortalecem a assistência farmacêutica na capital potiguar. Na ocasião, personalidades de destaque do setor receberam a Comenda Genário Alves Fonseca pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Os profissionais de Farmácia exercem um papel essencial como especialistas na área da Saúde, possibilitando bem-estar de forma acessível. Por meio das diversas especialidades de sua área de atuação, os farmacêuticos encontram meios para promover a saúde e prevenir doenças. Durante períodos desafiadores, como a pandemia, esses trabalhadores se destacaram, oferecendo não apenas medicamentos, mas também orientações essenciais sobre cuidados com a saúde.
De acordo com o vereador Tércio Tinoco, os serviços prestados pelos farmacêuticos são fundamentais para a saúde da população. "Trata-se de um dos profissionais de saúde mais importantes, que ocupa uma papel de protagonismo. Geralmente é o farmacêutico que acaba ouvindo as primeiras queixas e com a sua experiência vai recomendar o auxílio médico, seja do especialista ou do clínico. Portanto, este parlamento faz justiça ao celebrar o dia dessa profissão tão essencial para a vida das pessoas", disse ele.
Joselito Rangel, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN), parabenizou a Câmara Municipal de Natal pela iniciativa. "Os representantes do povo também possuem a prerrogativa de destacar quem oferece contribuições para o desenvolvimento da cidade. E é isso que o Legislativo está fazendo hoje ao homenagear a atuação dos farmacêuticos, o que considero bastante oportuno. Estão todos de parabéns!".
Célia Aguiar, professora do Departamento de Farmácia da UFRN, afirmou que a profissão é difícil e complicada, porém, decisiva para a saúde das pessoas. "São profissionais que atuam em diversas frentes: indústria, laboratórios, drogarias, universidades, hospitais, pesquisa. Ou seja, o trabalho é vasto, importante e faz um bem enorme para a humanidade. Sempre digo que cuidar do seu semelhante é um ato de amor e que o farmacêutico é luz à serviço da ciência", declarou.
Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo