Dentro da programação do Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Natal, através do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT), promoveu, nesta terça-feira (7), uma manhã de acolhimento e reflexão voltada às mulheres que participam do mutirão de mamografias, realizado em parceria com o Grupo Reviver.
A atividade reuniu servidoras da Casa, pacientes em atendimento e integrantes do coletivo Mulheril das Letras, que realizaram uma roda de leitura com o livro da escritora mineira Conceição Evaristo. “Estamos tendo uma semana inteira de atendimento e acolhimento, dando às mulheres a oportunidade de realizar um exame tão importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Todos os dias uma vereadora coordena uma ação, e hoje realizamos a nossa, com o apoio do Mulheril das Letras”, destacou Brisa.
Durante a roda, as participantes ouviram o conto “Olhos d’Água”, do livro homônimo, obra que reflete sobre a chamada “escrevivência” — conceito que Conceição Evaristo usa para narrar as vivências e resistências das mulheres negras. “Foi um momento de unir e acolher as mulheres que aguardavam o exame e também as servidoras da Casa. A literatura tem esse poder de conectar e fortalecer”, completou a vereadora.
A professora Carla Alves, integrante do Mulheril das Letras, conduziu a atividade e compartilhou uma história pessoal de superação. “Tive câncer de mama em 2016 e, após seis anos de tratamento, estou curada. É muito significativo pra mim participar de uma ação como essa, justamente neste mês dedicado ao diagnóstico precoce. Lemos um texto que nos traz muitas reflexões e nos conecta com experiências reais da vida”, contou.
Além da roda de leitura, a programação segue com outras atividades que as vereadoras promoverão até sexta-feira (10), paralelas ao mutirão de mamografias gratuitas que é realizado no estacionamento da Procuradoria Geral da Câmara, na Rua Jundiaí, no bairro Tirol. O atendimento ocorre das 7h às 16h30, com fichas distribuídas a partir das 6h30. Para participar, mulheres a partir de 40 anos - ou menos com requisição médica - devem apresentar documento de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e ter realizado o exame há mais de um ano.
Na quinta-feira (9), o presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (PP), promove a “Caminhada das Mulheres”, com saída às 8h da Avenida Campos Sales, em frente à Câmara, em direção à Escola Atheneu, retornando ao ponto inicial.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis