A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal aprovou dois projetos de lei durante uma reunião extraordinária nesta terça-feira (26). Destaque para a aprovação do PL n' 75512023 de autoria do vereador Eribaldo o Medeiros (Rede), que institui a "Política Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus" e o "Dia Municipal de Conscientização sobre o Lúpus", a ser celebrado no dia 10 de maio na capital potiguar.
A conscientização sobre o lúpus, uma doença autoimune crônica, é fundamental para o diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhoria da qualidade de vida de mais de 5 milhões de pessoas afetadas mundialmente. A iniciativa busca alertar sobre a necessidade de apoio, empatia e desmistificar a doença, que afeta 90% das mulheres, pode atingir múltiplos órgãos e não tem cura, mas pode ser controlada com acompanhamento médico rigoroso
Na sequência, recebeu parecer favorável o Projeto de Decreto Legislativo n° 018/2025 apresentado pelo vereador Aldo Clemente (PSDB)que dispõe sobre a concessão de título de cidadania natalense ao diretor-executivo da Rede InterTV e presidente do Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do Rio Grande do Norte (Midiacom-RN), Thiago Lajus, pelos relevantes serviços prestados à cidade de Natal.
O presidente da Comissão de Educação, vereador Cláudio Custódio (PP), avaliou o trabalho do grupo temático como positivo, destacando os resultados alcançados. "Concluímos mais uma reunião com a pauta devidamente zerada, ou seja, com todas as matérias encaminhadas para relatoria e todos os pareceres analisados. Aproveito para agradecer aos parlamentares que compõem este colegiado pelo empenho e compromisso", concluiu.
Texto: Junior Martins
Fotos: Otávio Augusto / Elpídio Júnior