07/05/2024 CMN homenageia Conselho Regional que fiscaliza atuação de profissionais técnicos

A Câmara Municipal de Natal realizou, nessa segunda (06), sessão solene em comemoração aos seis anos do Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RN). A proposição foi da vereadora Nina.

“Os profissionais técnicos industriais são extremamente relevantes na sociedade e vem dando grandes contribuições para o crescimento do país, e de nossa cidade, há anos. Então, é importante prestar homenagem ao Conselho Regional dessa categoria, para que possamos difundir a importância e os serviços dele para a garantia de bons profissionais à disposição da sociedade natalense”, justificou a propositora da solenidade.

O CRT-RN é uma entidade profissional que reúne, representa e fiscaliza o exercício profissional de técnicos industriais com profissão regulamentada pela Lei nº 5.524/1968 e Decreto nº 90.922/1985, devidamente habilitados para o desempenho de atribuições, como empregados do setor público e privado, empregadores autônomos ou prestadores de serviços. São técnicos e tecnológico que atuam nas áreas de engenharia civil e/ou elétrica, mecânica e metalúrgica, minas e geologia, agrimensura, arquitetura e outras.

“A homenagem da Câmara Municipal de Natal é muito importante como reconhecimento da categoria técnica. E essa valorização traz garantia de proteção para a sociedade. Hoje, nós somos 775 mil técnicos registrados no Sistema CFT-CRTs, somos 11 regionais e estamos presentes em todas as áreas produtivas do nosso país”, ressaltou o presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Solomar Pereira Rockembach, que veio participar da sessão solene e agradeceu: “É com muita felicidade que vemos um evento como esse e agradecemos a essa Casa e à vereadora”.

A criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais foi uma luta de mais de quatro décadas, iniciada por um grupo de trabalhadores que se uniu pela regulamentação profissional da categoria e a criação do conselho próprio. Em 26 de março de 2018, a sanção presidencial da Lei nº 13.639/2018 concretizou o objetivo de garantir valorização profissional para milhões de técnicos. Durante a solenidade desta segunda (06), foram homenageadas oito personalidades do Sitema CFT/CRTs.

Entre os homenageados estava o 1º Presidente do CRT-RN, Jerônimo Andrade, técnico em edificações, formado na antiga Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte, hoje IFRN. Ele preside o Conselho Regional dos Técnicos Industriais RN, que aglutina cerca de nove mil inscritos, desde 2019, tendo sido reconduzido para gestão 2022-2026.

Texto: Ilana Albuquerque

Seis anos do Conselho Regional dos Técnicos Industriais 06/05/24