12/04/2024 Câmara Municipal entrega Título de Cidadania à procuradora-geral de Justiça

Em sessão solene muito prestigiada por autoridades municipais, estaduais e federais dos três poderes, a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, recebeu o Título de Cidadã Natalense, nessa quinta-feira (11). A proposição da honraria foi da vereadora Nina Souza.

O presidente da CMN, Eriko Jácome, abriu a solenidade, e a vereadora propositora destacou: “Dra. Elaine é uma personagem de envergadura. Mulher inteligente e destemida, que representa e server de exemplo para tantas outras mulheres. Essa é uma justa homenagem, que destaca que, quando as mulheres alcançam condições isonômicas, elas se sobressaem”. Nina também ressaltou que a homenageada é um exemplo para seus pares no Ministério Público do RN, tendo sido eleita e reconduzida à PGJ.

Natural da capital pernambucana, a atual procuradora-geral de Justiça é graduada pela UFRN e ingressou no MPRN em 1997. Ela foi promotora das comarcas de São Rafael, Umarizal, Pedro Avelino, Serra Negra do Norte, Caraúbas e Natal, com atribuições na defesa dos direitos à saúde.

“Recebo esse Título de Cidadania Natalense como um presente. É um sentimento de honra, de felicidade e de gratidão. Esse Título reforça um vínculo que já existia de fato e agora se estabelece oficialmente”, comentou a homenageada, que acrescentou acreditar na contribuição efetiva que tem dado para a garantia de direitos da sociedade potiguar, através do Ministério Público.

Os deputados federais Paulinho Freire e Benes Leocádio parabenizaram a Câmara Municipal de Natal pela outorga da cidadania à procuradora-geral de Justiça. “Esse é um dos Títulos de Cidadania mais marcantes que essa casa concede, pelo merecimento da homenageada”, afirmou Freire. “São anos de relevantes serviços prestados à capital potiguar. Dra. Elaine tem todos os predicados e méritos para ser agraciada com essa honraria”, assegurou Leocádio.

“O trabalho de Dra. Elaine tem trazido muitos frutos para a sociedade”, testemunhou o desembargador Amílcar Maia, presidente do Tribunal de Justiça do RN, exaltando a sensibilidade da casa dos vereadores em reconhecer tais serviços prestados, por estar mais próxima da população natalense.

Durante a sessão solene, o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, representou a governadora Fátima Bezerra; a juíza de Direito Amanda Dias, representou o marido e prefeito da capital Álvaro Dias, e o conselheiro Paulo Roberto Alves, o Tribunal de Contas do RN.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macêdo