05/04/2024 II Cop Clima do RN está com inscrições abertas

Enchentes, secas, calor e frio intensos. O que está acontecendo com o Planeta Terra? Nos dias 11, 12 e 13 de abril, Natal será palco da II Conferência do Clima do RN (COP Clima RN) que reunirá pesquisadores, ambientalistas, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de representantes dos 167 municípios do estado para discutir a grave crise climática e seus impactos na ocupação do território potiguar.

A Câmara Municipal do Natal está presente desde a primeira edição,  por ter consciência da importância da Conferência para a promoção de ações que possam trazer mais sustentabilidade para nossa cidade .  “Sugiro colocar aqui um abre aspas do representante da Instituição”.  Outras duas Assembleias Regionais da Cop Clima RN já estão previstas para junho e setembro deste ano, respectivamente, no IFRN de São Gonçalo do Amarante e na UERN de Pau dos Ferros.

Em 2023, a primeira edição da COP Clima RN teve como tema principal a urgente necessidade de Arborização das nossas cidades, frente à desertificação e ao crescente aumento da temperatura. Essa necessidade está em consonância com o apelo da ONU, de que sejam plantadas, no mundo todo, pelo menos uma árvore por habitante. “Como resultado da I COP Clima RN, publicamos uma Carta Oficial com 50 deliberações. Entre elas, o plantio de 5 milhões de mudas no Rio Grande do Norte. Já demos alguns passos nesse sentido, com o Projeto Arboriza Natal, que doou milhares de mudas para várias cidades. Mas imagine o que poderemos fazer quando todas as prefeituras, instituições e até empresas assumirem o compromisso de abraçar essa causa tão vital para todos nós?” – pontuou o Presidente da Conferência, o Prof. Robério Paulino.

Em reunião com os órgãos parceiros, foi deliberado que o tema da II COP Clima RN será: “Do sertão ao mar – a ocupação do território potiguar”. O objetivo é refletir sobre a relação entre o desenvolvimento econômico do Estado do RN e a proteção do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas que ocupam as cidades ou vivem litorânea ou na zona rural. A chegada dos parques de energia eólica, solar, entre outras atividades, está trazendo o desenvolvimento sustentável que tanto defendemos? Eis uma boa pergunta a ser respondida nessa conferência.

Para aprofundar o tema, a programação conta com a abertura, no Auditório da Reitoria da UFRN, às 18h do dia 11/04, com a apresentação do show temático “Bons Ventos” do multi-instrumentista  Sérgio Groove. No dia 12/04, no mesmo local, haverá um circuito dinâmico de mesas temáticas sobre: Oceanos, Desertificação, Energias Renováveis e Comunidades Tradicionais. No intervalo entre as mesas, os participantes se inscreverão para fazer suas ponderações. No final do dia 12, a partir das 18h, será feita a leitura da “Carta da Cop Clima RN 2023”, que será ajustada em 2024 e continuará servindo de “termômetro" para balizar avanços (e retrocessos) das principais demandas apresentadas. O evento será finalizado com um show de batuque do Coco Juremado, percursionistas que exaltam a união da cultura negra com a cultura dos povos indígenas e que também abrirão a programação do dia 13/04, que contará com duas atividades práticas: às 8h, no viveiro do Projeto Arboriza Natal, haverá um café coletivo e a produção de mudas de árvores típicas do sertão; às 10h, ocorrerá um mutirão de limpeza na praia de Ponta Negra que terá como atração cultural o Projeto Pau e Lata.

Além da Câmara Municipal, estão participando da II COP Clima RN importantes instituições, dispostas a colaborar com as questões ambientais: UFERSA, UERN, Assembleia Legislativa, Prefeitura do Natal, Ministério Público do RN, Tribunal de Justiça, FEMURN e IGARN.

Inscrições abertas e gratuitas pelo site: https://copclimarn.com.br/ no link da bio  do instagram @copclimarn ou direto pela página pública do SIGAA da UFRN. Vagas limitadas. Certificados emitidos mediante confirmação de presença.

Informações adicionais: <copclimarn@gmail.com> ou pelo whatsapp (84)999429020