03/04/2024 Câmara Municipal de Natal comemora Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Na noite dessa terça-feira (02), a cor azul e a palavra inclusão tomaram de conta do plenário da Câmara Municipal de Natal para a sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, presidida pelo vereador Eriko Jácome, presidente da Casa, e de proposição do vereador Tércio Tinoco.

O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica complexa que afeta a interação social e percepção da pessoa que a porta em relação aos outros e ao mundo ao seu redor. Dificuldade de comunicação por falta de domínio de linguagem, dificuldade de socialização, interesses restritos e comportamentos repetitivos são algumas características de quem é autista.

“É importante destacar que cada condição é única e diversa para cada indivíduo, cada uma com seus desafios e habilidades. Um momento como este é de fundamental importância para discutir o autismo, conscientizar, trocar vivências e experiências. Assim conseguimos levar mais conhecimento a quem está chegando nesse universo ou ainda tem dúvidas. E aconselhamos mães, pais, familiares e amigos que busquem conhecimento, procurem as instituições, clínicas especializadas, grupos de mães e pais, fontes oficiais como Ministério da Saúde, Organização Mundial das Nações Unidas e outras organizações especializadas”, recomendou o vereador propositor.

“Fica aqui o nosso reconhecimento e valorização às instituições do terceiro setor que se comprometem na promoção da inclusão com acolhimento e apoio na busca pela construção de uma sociedade mais inclusiva e baseada na empatia e respeito. Espero que essa sessão solene sirva como um chamamento para ações para a promoção, conscientização, compreensão e aceitação do transtorno do espectro autista, fazendo de Natal uma cidade mais inclusiva, com respeito às diferenças, com mais equidade”, acrescentou Tércio Tinoco.

Durante a sessão solene foram homenageadas instituições e clínicas, profissionais de várias áreas, pessoas com autismo, pais e mães, como Ana Flávia Emerenciano, que recebeu o diagnóstico do filho quando estava tentando uma segunda gravidez. Diante da notícia de que o filho de seis anos tem autismo, ela decidiu esperar um pouco mais para ter o segundo filho. “Ver a Câmara Municipal abrir as portas para homenagear as pessoas com autismo e as que se dedicam a essa causa é um prazer imensurável e é de uma sensibilidade louvável”, disse, alegando acreditar que iniciativas com essas de entidades públicas ajudam a abrir os olhos da sociedade a enxergar o universo atípico dos autista.

Entre os profissionais homenageados, a psicóloga Larissa Marianne, destacou a importância da atuação no diagnóstico precoce, no apoio ao desenvolvimento das habilidades e na assistência às famílias dos autistas, que enfrentam desafios desde a infância até as mudanças da adolescência e vida adulta.

“É consenso que a cidadania passa pela inclusão. E o processo de incluir traz a obrigatoriedade de governos municipais, estaduais e federal envolverem os autistas em políticas públicas que possam garantir o seu pleno desenvolvimento. Se os serviços públicos conseguirem promover a assistência necessária aos autistas e suas famílias, com certeza, teremos uma nova e auspiciosa realidade”, ressaltou o deputado estadual Kleber Rodrigues, representante da Assembleia Legislativa na sessão solene. “Mas a causa da inclusão não se resume a um ato do Executivo ou do Legislativo, o engajamento precisa ser de todos nós, indistintamente. É imprescindível que cada cidadão cumpra sua responsabilidade”, destacou o parlamentar.

Texto: Ilana Albuquerque