02/04/2024 Policlínica Norte II recebe fiscalização da Comissão de Saúde da Câmara

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira (01), mais uma visita fiscalizatória. Dessa vez, os parlamentares que integram o colegiado inspecionaram o funcionamento da Policlínica Norte II, localizada no bairro Potengi (Zona Norte). Estiveram presentes no encontro os vereadores Luciano Nascimento (PTB), Preto Aquino (PSD) e Peixoto (PTB).

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Luciano Nascimento, a Policlínica não dispõe de cardiologista e urologista, além de apresentar problemas de manutenção nos equipamentos de oftalmologia. "Constatamos desafios estruturais que precisam da atenção do Departamento de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Saúde. Mas também encontramos pontos positivos. Por exemplo, o setor de Fisioterapia faz um bom trabalho através de parcerias com universidades privadas", avaliou.

Na sequência, o vereador Peixoto falou que indicou a unidade para visita do colegiado por causa das constantes reclamações da comunidade acerca das deficiências no atendimento. "Como moro na Zona Norte, o nosso mandato reforça as atenções nos serviços públicos oferecidos à população daqui. Precisamos de médicos para reforçar a equipe. A gestão afirma que muitos médicos não querem trabalhar na região. Todavia, quando um candidato passa num concurso tem que trabalhar no local que for enviado. Caso não queira, a Prefeitura precisa buscar outra solução. O que não pode é o usuário ficar sem atendimento".

Já o vereador Preto Aquino ressaltou que o estabelecimento está há três anos sem cardiologia. "Uma especialidade tão importante como essa não pode ficar sem médico. Dito isso, vamos buscar providências junto à Secretaria Municipal de Saúde para resolver a situação o mais rápido possível. Por este motivo a fiscalização que a Câmara realiza é necessária, pois traz ao conhecimento público os desafios enfrentados pela sociedade", defendeu o parlamentar ao fazer uso da palavra.

A diretora da Policlínica Norte II, Maria Raquel Costa, informou que a unidade funciona com 109 servidores e realiza cerca de 1.700 procedimentos por mês, sendo todos ambulatoriais. "Ainda assim precisamos de mais profissionais para reforçar nosso quadro de funcionários. Sem isso fica difícil atender a contento as demandas da comunidade", disse ela.

Fotos: Elpídio Júnior