10/01/2022 Câmara de Natal participa da posse do novo Defensor Público-Geral do RN

A Câmara Municipal de Natal participou da solenidade de posse do novo Defensor Público-Geral do RN, nesta segunda (10). O vereador Preto Aquino (PSD) representou o Legislativo natalense no evento. “Venho trazer os parabéns e votos de sucesso de todos os vereadores de Natal para os empossados. A Defensoria tem papel fundamental para a sociedade. Com um quadro qualificado de defensores, é essencial para pessoas em vulnerabilidade social sem condições financeiras para  pagar um advogado, quando necessitam de assistência jurídica”, ressaltou.

Na carreira desde 2008, o novo Defensor Público-Geral do RN, Clístenes Mikael de Lima Gadelha, tomou posse para o biênio 2022/2023. Ele acumula experiências na área cível e possui passagens em outros cargos administrativos da instituição como Corregedor Geral e Subdefensor público-geral, cargo que ocupou nos últimos quatro anos.

Clístenes sucederá Marcus Vinicius Soares Alves, que esteve à frente da Defensoria desde 2018. O agora ex-Defensor Público Geral elevou o número de núcleos de atendimento da instituição, que hoje atua em 40 comarcas do estado e atende aproximadamente 92% da população potiguar. Durante a gestão dele, o número de defensores públicos também cresceu, saltando de 60 para 102, o que preencheu o quadro de membros pela primeira vez na história da Defensoria Pública no Rio Grande do Norte.

“Minha meta é levar a assistência jurídica gratuita e integral da Defensoria Pública a um número cada vez maior de norte-riograndenses”, frisou o novo Defensor Público Geral.

“Dr. Marcus Vinicius realizou um grande trabalho e Dr. Clístenes está preparado e legitimado a dar continuidade à gestão desse órgão tão importante que é a Defensoria Pública no RN, cuja presença em todos os cantos do Estado é um compromisso do nosso governo, para dar apoio e defender os direitos dos mais humildes cidadãos norte-riograndenses”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Elpídio Junior