03/12/2021 Câmara Municipal de Natal entrega Comenda Heróis Extraordinários da Saúde

A primeira edição da Comenda de Ordem do Mérito Legislativo “Heróis Extraordinários da Saúde”, criada em setembro passado, por proposição do vereador Aldo Clemente (PDT), foi entregue pela Câmara Municipal de Natal, nesta quinta (02).

Apesar de ter sido criada para homenagear profissionais que se destacaram na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19, a honraria deverá ser entregue anualmente, em Sessão Solene, sempre no dia 21 de março ou no primeiro dia útil subsequente. A data foi escolhida porque marca a publicação do Decreto nº 11.923, em 2020, que reconheceu o estado de calamidade pública no Município de Natal devido à pandemia.

“O coronavírus se revelou, nestes quase dois anos de pandemia, um adversário mortal. Não foram dias fáceis. A dúvida sobre o que estávamos enfrentando assustou a todos. A sucessão de mortes ao redor do mundo fez com que todos nós tivéssemos temor quanto ao nosso próprio futuro. A honraria a ser conferida nesta noite é muito mais do que uma simples homenagem. É o reconhecimento da nossa sociedade ao trabalho prestado por nomes de grande competência, que colocaram a própria vida em risco para salvar a maior quantidade possível de pessoas. Esta medalha tem como objetivo maior agradecer a esses verdadeiros heróis e heroínas, que não recuaram, ocupando a linha de frente da guerra contra  um inimigo invisível”, justificou o propositor, acrescentando que os profissionais enfrentaram, além do Coronavírus, também os muitos problemas e deficiências do sistema de saúde de pública.

Entre os 20 agraciados com a Comenda Heróis Extraordinários da Saúde estavam médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e gestores das redes pública e privada da cidade.

“Foram momentos muito difíceis. Perdemos muitas vidas, mas salvamos muitas outras. Hoje nossa principal arma é a imunização e está nas mãos da população fazer uso correto dela para juntos vencermos essa pandemia”, disse a enfermeira Rayanne Araújo Costa, secretária municipal adjunta de atenção integral à saúde, que compôs o hall dos homenageados da noite.

“Quero dar meus parabéns a esta Casa e aos vereadores, que cobram melhores condições de atendimento em saúde para a população, mas também sabem reconhecer os esforços desses profissionais. Como também profissional de saúde que sou, agradeço esse reconhecimento, em nome de todos os homenageados de hoje”, disse o secretário municipal de Saúde de Natal, George Antunes.

Também participaram da solenidade o subsecretário de saúde do Estado, Elan Miranda, e o diretor do Conselho Regional de Farmácia, Luiz Humberto.

“Pelas noites mal dormidas, pela coragem de enfrentar o desconhecido, pelo cansaço, pela dedicação, pela competência, pelas vidas salvas, muito obrigado. Vocês são heróis extraordinários”, concluiu Aldo Clemente.

Texto: Ilana Albuquerque

Fotos: Verônica Macedo