02/07/2021 Bancada de Oposição da Câmara de Natal pede abertura de "CEI da Covid"

Os vereadores da bancada de Oposição da Câmara Municipal de Natal entregaram à Presidência da Casa, nesta sexta-feira (02), um requerimento com pedido para instaurar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) no âmbito do Legislativo para apurar as denúncias que culminaram na Operação "Rebotalho", da Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF/RN), deflagrada nesta última quinta-feira (1°). A operação investiga possível prática dos crimes de dispensa indevida de licitação, superfaturamento e peculato na aquisição de respiradores usados pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Segundo a vereadora Divaneide Basílio (PT), os vereadores deve ir além das cobranças que fizeram ao longo da pandemia. "Temos cobrado durante todo esse semestre respostas para a compra de remédios sem comprovação científica, compra de testes rápidos com dispensa de licitação e desperdício de vacinas. Houve tempo suficiente para a explicação e agora exigimos que esta chegue de forma precisa", declarou a parlamentar.

Além da vereadora Divaneide, também assinaram o requerimento pela abertura da CEI os vereadores Robério Paulino (PSOL), Brisa Bracchi (PT), Júlia Arruda (PCdoB) e Ana Paula (PL). Entretanto, o Regimento Interno da Casa exige a assinatura mínima de um terço da quantidade de parlamentares, necessitando de mais cinco vereadores. "Nós temos o dever moral e institucional de buscarmos a apuração de todos os fatos, cobrarmos respostas e transparência. Apesar de ser iniciativa da bancada de oposição, que seja esta uma pauta da casa. Se a gente não conseguir instaurar a CEI, continuaremos fazendo nosso trabalho de fiscalizar, utilizando nossos mandatos e os espaços das comissões", ressaltou a vereadora Brisa Bracchi.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Luana Thayse/Ascom Brisa Bracchi